As principais vantagens do marketing digital são garantir que a sua marca apareça para o consumidor online, alcançar um número maior de pessoas e a possibilidade de produzir relatórios de métricas. Veja ainda como começar a sua estratégia agora mesmo!
O marketing digital representa um conjunto de técnicas e estratégias adotadas para a divulgação de marcas e produtos pelas mídias digitais. Com elas, é possível garantir a presença online da sua marca e conquistar um número muito maior de clientes.
Neste artigo, entenda essas e outras vantagens do marketing digital e veja também como começar a sua estratégia.
Aparecer para o consumidor
A concorrência nas lojas virtuais é ainda mais complicada que a concorrência no atendimento presencial. Nas vendas físicas, geralmente o consumidor tem disposição para ir em alguns estabelecimentos da região.
Pela internet, o consumidor tem acesso a centenas de lojas com apenas um ou dois cliques. Nesse caso, como ele encontrará o seu produto? Qual o caminho para chegar até ele? O marketing digital é o seu maior aliado para ajudar a sua marca a ser encontrada pelos usuários.
É fundamental investir em uma boa divulgação e em uma comunicação eficiente. Com boas estratégias, planejadas para atender ao seu público-alvo ou nicho de mercado, fica mais fácil garantir que o seu produto seja o escolhido.
Alcançar um número maior de clientes
Segundo dados levantados pela PNAD em 2019, cerca de 87% dos lares do Brasil contam com acesso a internet. Portanto, a internet já é uma realidade para a grande maioria dos brasileiros e, com o marketing digital, é bem mais fácil atingir um número grande de pessoas.
Afinal, a maioria das pessoas usa redes sociais, que são o carro chefe das divulgações online, e por isso é muito importante marcar presença por lá. Elas também podem ser conquistadas com o e-mail marketing, que chega direto na caixa de entrada de quem se inscreveu em alguma coisa da sua divulgação.
Os anúncios pagos também são uma forma excelente de levar o seu produto até um número cada vez maior de pessoas.
Comunicação eficiente para o seu público
Com o marketing digital, também é possível entender melhor qual o perfil de conteúdo pelo qual o seu público se interessa. Nesse sentido, você pode planejar divulgações que conversem e se encaixem melhor com essas características.
Por exemplo, se o seu público tem um perfil mais geek, nas divulgações você pode sempre puxar a comunicação para referências de ficção científica ou algum universo mágico. Se você trabalhar com roupas para garotas jovens, uma ideia é citar alguns ícones teens que usem alguma roupa que você esteja vendendo.
A ideia é sempre buscar uma comunicação que o seu cliente ideal possa se identificar. Seja com gírias e expressões específicas de cada grupo, referências a pessoas e personagens ou até nas imagens de divulgação.
Fazer divulgações imediatas
Uma grande vantagem da divulgação pelo marketing digital, é poder realizar uma promoção imediata. Utilizando diversos canais de divulgação, é possível publicar um anúncio ou divulgação específicos e, imediatamente, o seu público terá acesso a ela.
Dessa forma, é possível ter uma dinâmica mais rápida, estabelecendo sempre o melhor horário para você ou para o seu cliente.
Um exemplo bom dessas ações imediatas é a promoção “Dormiu, perdeu” feita pela marca de maquiagens “Quem disse, Berenice?”. A promoção oferece sempre preços bons para diversos produtos, mas só fica disponível à noite – geralmente após às 21h.
Melhorar o atendimento ao cliente
A manutenção do contato com o cliente é uma das estratégias usadas no marketing digital, esse contato precisa acontecer antes, durante e depois de uma venda para conquistar a fidelidade do consumidor.
É comum que as marcas façam um bom atendimento apenas antes da venda e esqueçam de qualquer ação após. Garantir um bom atendimento em todas etapas demonstram mais empatia e proximidade com o cliente.
Isso é importante pois, futuramente, se você enviar um e-mail marketing a ele, por exemplo, essa comunicação será melhor recebida. Afinal, o último contato que ele teve com a sua empresa gerou uma lembrança positiva.
Garantir autoridade de marca
Já diz o ditado: quem não aparece não é lembrado. Com o marketing digital é possível desenvolver e manter uma autoridade de marca cada vez maior. Essa autoridade é o nível de confiança que o público possui a respeito do seu negócio. Essa é uma percepção que não pode ser forçada e nem comprada, ela é conquistada.
Uma boa estratégia de divulgação, pode aumentar essa confiança. Isso é feito a partir da demonstração do expertise que a marca possui e da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
Maior custo benefício
Com a divulgação pela internet, a marca pode ter alcances que são orgânicos, isto é, gratuitos, ou a partir de investimentos em dinheiro. De forma orgânica, é possível alcançar mais clientes apostando em campanhas de engajamento gratuito como publicações em que você pede os usuários para marcarem um conhecido.
É claro, elas não são 100% gratuitas, você precisa dedicar tempo e pessoal especializado para que elas possam acontecer – mas isso é o básico para qualquer estratégia de comunicação. No marketing digital, ela apenas possui uma relação de custo benefício maior pois será um investimento baixo para um alcance bem alto.
O engajamento pago pode ser tanto por anúncios, que é a forma mais tradicional, como também com sorteios de produtos ou vouchers, onde os clientes devem marcar outra pessoa na publicação para concorrer. Essas ações podem ser feitas com uma pequena quantia de dinheiro e com certeza trarão resultados para o seu negócio.
Produzir relatórios de métricas e indicadores
Para saber se uma estratégia ou ação tem dado certo é muito importante verificar métricas e indicadores. Estes são os números que vão indicar o caminho da sua interpretação. No marketing digital, muita coisa é mensurada, facilitando a produção de relatórios e análise dos resultados.
Diversos indicadores são disponibilizados automaticamente pelas plataformas, como redes sociais ou serviços de e-mail marketing. A partir desse resultado, é possível compreender coisas como o alcance da sua marca, o engajamento gerado, o resultado obtido na estratégia de e-mail marketing, qual canal está trazendo mais vendas para a loja, e muito mais.